8 ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME

Escrever seu próprio nome é umas das expectativas das crianças quando vão para escola, assim como é da família e de nós professores.

Essa aprendizagem ocorre por etapas, reconhecer sonoramente seu nome, fazer relações, reconhecer as letras, fazer o registro escrito, identificar entre outros nomes.

Veja 8 atividades para trabalhar o nome e se inspirar para suas atividades.

1. Representar quantidade das letras

É importante que a criança reconheça sonoramente seu nome.

Essa proposta consiste em disponibilizar para criança um folha com seu nome escrito e pedir para que represente com massa de modelar, pompom, bolinha de papel cada letra. Após essa representação ler com ela e deixar que ela leia o nome indicando para as letras.

EXEMPLO:

2. Montar o nome com o alfabeto móvel

Disponibilizar para a criança a ficha ou folha com o seu nome juntamente com alfabeto móvel. Inicialmente deixe ela explorar para ver se tomará a iniciativa de montar seu nome, quais hipóteses ela irá criar.

Depois indicar para que monte o nome seguindo a ficha.

3. Modelar as letras com massa de modelar

As crianças adoram brincar com massa de modelar, a proposta normalmente surge durante a brincadeira de modelar, estamos fazendo animais, comidinhas e vem a pergunta da prof. “que tal a gente fazer nosso nome?” se a criança concorda ok começamos, se não eu digo “eu vou fazer o meu” , essa estratégia normalmente funciona.

DICA: deixe a criança criar suas hipóteses primeiro, depois você ajuda ou disponibiliza a ficha do nome de apoio.

4. Montar Letras com hastes chenille (limpador de cachimbo)

As hastes chenille são um recurso muito potente para você trabalhar, montar, criar com as crianças, nessas crianções as letras do nome podem ser uma opção. Assim, como nas outras atividades deixe a criança explorar o material, criar hipóteses e vai conduzindo a atividade para montar o nome.

Essa criança não precisou de apoio para saber as letras, apenas auxiliei fazendo questionamentos como ela poderia fazer o E, A e R. Se a criança ainda precisar de apoio escrito disponibilize a ficha do nome.

5. Contornar as letras do nome

Essa não é a minha atividade preferida. Gosto de deixar a criança livre, criar hipóteses e ir percebendo seus erros o que pode melhorar, mas algumas crianças precisam de outros tipos de atividades e precisamos ser flexíveis e disponibilizar.

Se a criança tem dificuldade de fazer a letra, compreender como fazer o traçado a atividade de contornar pode ser uma opção.

Nessa proposta disponibilizei uma folha com 3 espaços: o nome escrito, o nome pontilhado para contornar e por fim o espaço para escrever o nome.

6. Identificar seu nome e comparar com outros

As fichas com nomes são bem exploradas por aqui. Para essa proposta disponibilizei a ficha do nome da criança e do meu para que ela identificasse qual era do seu nome.

Depois foi a hora de comparar número de letras, maior nome, letras iguais, letras que se repetem. Por fim solicitei que marcasse as letras que tem no meu e no seu nome.

7. Treino do nome

Quando a criança já está fazendo o registro escrito do seu nome, sem ou quase sem apoio gosto de desenvolver essa atividade de treino, que nada mais é que reduzir o espaço para escrita para que a criança possa ir treinando seu registro escrito.

Ótima proposta para aquelas que usam meia folha para uma letra.

8. Evolução do nome

Essa proposta gosto de utilizar tanto para escrita quanto para desenho, pois possibilita acompanhar a evolução dos registros da criança e nos dá possibilidade de intervir de forma mais adequada ao perceber as dificuldades e potencialidades da criança.

Bom trabalho!

Ah e se utilizar essas ideias não esquece de compartilhar, vamos adorar ver.

Acompanhe nossas Redes Sociais para mais inspirações @pilulasparaimaginacao.

Beijinhos Pedagógicos

Com Carinho,

Pílulas para Imaginação

Deixe um comentário